03
Jun
09

Aos alunos que “deixo”…

Foi difícil. Fiquei com um nó na garganta. Foi com bastante dificuldade que segurei as lágrimas que se insinuavam. Pensei que estava preparada, mas não estava. Não se está nunca, penso. É difícil deixar voar por sua conta os passarinhos que (também)cresceram sob as nossas asas. Tem-se sempre medo que eles se percam a voar, ou simplesmente que desistam de o fazer. Mas está na hora de voarem sozinhos e experimentar a beleza do voo picado. Está na altura de testar as asas. Resta-me esperar que nos encontremos algures, nesse enorme céu, onde as asas ganham vida e as perguntas se tornam o frio que as faz vacilar. As respostas, essas, estão ao alcance da nossa vontade e da nossa persistência. Voemos, então.

37 Responses to “Aos alunos que “deixo”…”


  1. 1 Joana Valente 11ºG
    Junho 3, 09 às 2:58 pm

    Sinceramente, também nunca pensei que fosse tão díficil.
    Ai, ai as saudades já apertam no fundo do meu coração. Hoje quando saí da sala de aula, imediatamnte comentei este facto com as minhas colegas,pois foram dois nos de puro crescimento intelectual e hoje posso afirmar que estamos no bom caminho para “brilhar”, somos as estrelinhas especias da professora de Filosofia! Visto que esta nos fez crescer profundamente e nos ensinou a voar, a voar com um alcance que cada um de nós descobrirá ao longo da nossa vida. No entanto, a professora ajuda-nos sempre a voar com as nossas asas tendo como objectivo algo concreto e não em vão.
    Simplesmente aprendemos, aprendemos a tornar a nossa vida com sentido e claramente que nos tornamos mais adultos nestes dois anos de pura Filosofia. É com muita saudade que deixo esta disciplina que tanto me ajuda a enriquecer interiormente. Mas a vida é mesmo assim, há sempre um início e como é óbvio um fim. Mas, este fim é só em termos de aula, porque nunca me iei esquecer da Folosofia durante o desenrolar da minha vida!
    Enfim, continuaria sempre a escrever, porque a Filosofia faz-me deslumbrar.
    Oh, professora eu já estou com arrepios! É mesmo apaixonante a Filosofia!
    Obrigada por tudo, mesmo!!!
    :) :) :)

  2. 2 Joana Valente 11ºG
    Junho 3, 09 às 3:12 pm

    Olá professora!
    Enfim, aqui deixo o texto que li para a minha tuma, o 11ºG na nossa última aula de Filosofia!

    Caminha sereno e tranquilo

    Caminha sereno e tranquilo no meio do ruído e da precipitação e lembra-te da paz que podes encontrar no meio do silêncio.
    Sempre que possível, e sem abdicares de ti próprio, sê bom e amigo de todos.
    Proclama a tua verdade calma e claramente; e escuta o que dizem os outros, mesmo os estúpidos e ignorantes; eles também têm coisas para contar.
    Foge das pessoas ruidosas e arrogantes, pois são vexames da inteligência. Se te comparares com os outros podes tornar-te vaidoso e desrespeitado, pois sempre haverá pessoas melhores e piores que tu.
    Compraz-te com a tua profissão por mais humilde que ela seja; é um autêntico bem que não te fugirá nos incertos acasos do tempo.
    Tem cautela nos teus negócios, porque o mundo è cheio de enganos. Mas que isto não te cegue ao ponto de te não deixar verde onde a virtude reside. Muitos homens lutam por elevados ideais e em toda a parte a vida está cheia de heroísmos.
    Sê tu próprio, sê autêntico. E principalmente, não sejas pedante e afectado. Não uses de cinismo no que respeita ao amor, porque perante tudo o que é árido, desencantamento e desilusão, ele é perene como a erva brava.
    Aceita de boa vontade o conselho dos anos, abandonando sem pesar as coisas da juventude.
    Fortalece o teu espírito para que este te sirva de escudo contra a adversidade inesperada. Mas não te aflijas com anseios que só existem na tua imaginação. Muitos dos temores nascem de fadiga e de cansaço. A disciplina só te pode ser salutar, mas não sejas severo para contigo.
    Tu és filho do Universo tal qual as árvores e as estrelas; tens direito de estares onde estás. E possas tu ou não entendê-lo, não há duvida alguma que o Universo é aquilo que deve ser. Portanto, vive em paz com Deus qualquer que seja a forma como tu o imaginas.
    E, quaisquer que sejam os teus trabalhos e aspirações, preserva a paz da tua alma nesta turbulenta confusão da vida.
    O mundo, com todo o seu fingimento, fadiga e sonhos desfeitos é ainda um belo mundo.
    Tem cuidado. Procura ser feliz.

    Mosteiro da Inglaterra (século XIX)

  3. 3 Alexandra
    Junho 3, 09 às 3:12 pm

    É apaixonante ler estas palavras de uma professora para os seus alunos, apesar de não ser sua aluna, acho-a uma pessoa extremamente cativante e encantadora!
    É lindo ver a simpatia com que fala com os alunos, e ainda mais lindo ver o orgulho com que os seus alunos falam de si.
    Penso que muito dificilmente se encontra uma professora tão adorada por todos, os meus sincertos parabéns por toda a sua personalidade.

    Boas férias

  4. 4 Denise
    Junho 3, 09 às 3:40 pm

    Foi sem duvida dificil.
    Durante aqueles 90 minutos só pensava qe era ultima aula e qe nunca
    mais iria-mos ter aulas com a professora Isabel Maia e hoje nao deixei de pensar no mesmo.
    O tempo passa a voar, ainda agora estavamos a perguntar o que iria ser Filosofia se ia-mos gostar ou não…
    Tal como a setora pensei qe nao ia ser muito dificil , mas foi.
    e ao cntrario da setora nao contive as minhas lagrimas qando começou com o seu discurso !
    Espero que tenha gostado da nossa homenagem :)

    e depois de tudo isto so me resta desejar umas boas férias
    e um OBRIGADO sincero !
    p.s ( os biscoitos tavam optimos )

    (Joana obrigado pelo texto! Es Fantastica!)

  5. 5 IM
    Junho 3, 09 às 7:31 pm

    Joana, que mais posso dizer??
    Vocês não imaginam (não conseguem mesmo!) o quanto essas palavras (porque sentidas) são encorajadoras, fortes e ajudam a continuar!! Ter esse feed-back (nem que fosse de um só aluno!) faria valer todos os problemas que existem numa escola, as dificuldades com que um professor se depara, o completo desrespeito do governo pelo nosso trabalho, etc., etc. Não há ministra alguma que consiga tirar-me a vontade de dar aulas depois de ouvir estas coisas! Dou a minha tarefa por completa! Não é mesmo fácil ser-se professor…menos ainda professor de Filosofia!!! É um grande desafio procurar mostrar-vos para que serve a Filosofia, cativar os alunos…não é fácil, por isso é com uma alegria IMENSA que constato que com vocês o consegui e isso não tem preço! É, simplesmente, fantástico!!!
    Foi uma aula difícil, hoje, andei a “fugir” dos meus próprios pensamentos e engoli”em seco” um monte de vezes. Ficaram, definitivamente, no meu coração, os mais interessados, os menos, os mais conversadores, os menos, enfim…ficaram. Vocêrs também me conquistaram..essa é que é a verdade! O clima que sempre houve nas aulas (sim, mais cara feia, menos cara feia)foi propício para se aprender e partilhar. Não foi difícil apereceberem-se de como eu “funciono” e pouco tempo depois das aulas começarem no ano passado, bastava um olhar e já sabiam o que eu queria dizer. Esse ambiente de respeito e de partilha, interesse, também fez com que eu me entregasse mais às aulas…às vezes era capaz de ficar ali horas…(coitados de vocês!!!! eheheheheh)
    Eu acho que a palavra certa é DAR. Tive oportunidade de vos dizer várias vezes que recebemos o que damos…penso que está tudo dito…
    Foi muito bonito teres tido a ideia do texto, Joana…um belo texto com uma profunda mensagem…temos todos a agradecer esse belo momento!!! Gostei muito da homenagem…fiquei sem palavras…e espero que tenham gostado da minha também!!!

    Alexandra, não sei se és a Alexandra que tenho em mente…julgo que sim…olha, aqui está uma bela questão filosófica!!!! Seja como for, eu é que agradeço essas tuas palavras simpáticas que muito me tocam!! Vindo de quem não lida connosco da mesma forma, é extraordinário!! Mas olha, eu também tenho mau feitio!!! eheheheheh…estes meninos sabem que quando me zango, a coisa fica negra, mas também sou brincalhona…é tudo uma questão de medida!!! Que a Filosofia seja para ti este grande voo…

    Denise…lembraste das vezes que tive de me “aborrecer” contigo??? Eu SABIA que podias fazer muito melhor…vieste a prová-lo…acima de tudo, a ti própria!! Foi bom perceber que o teu interesse crescia e foi também muito reconfortante ver a lágrima no canto do olho…eu sou uma verdadeira “profressora-galinha”…um horror…se bem, claro, nem todas as turmas marcam da mesma maneira, embora eu goste sempre muito dos alunos…a vossa turma foi “conquistada”, tal como o D e, por isso, torna-se mais compensador ainda…bem…eu não vou desaparecer!!!! Neste blogue andarei sempre, embora dependa um pouco da “resposta” dos alunos, mas estarei, aí sim, sempre no meu blogue pessoal, no Pensar, cujo link está aqui ao lado…
    Agora tenho andado muito ocupada com um projecto literário e com aquelas coisas de prefácio, capa, contra-capa e afins (sim, sim…vou editar um livro, mas eu depois digo quando sai…à partida, no final deste ano civil, ou mesmo no início de 2010), e não tenho tido tempo para me dedicar ao blogue, mas a coisa vai aos poucos…
    Um beijinho muito grande a todas!
    IM

  6. 6 catia borges
    Junho 3, 09 às 11:44 pm

    ola stora!
    tambem nao pensei que fosse tao dificil deixar filosofia, tenho a sensaçao que tinha muito mais para aprender nas suas aulas, so precisava de mais um ou dois anos!
    nao foi das alunas mais empenhadas nem das melhores mas sempre gostei muito das aulas.
    hoje foi um dia um pouco triste e quando cheguei a casa e me pos a recordar dois anos de filosofia começei a chorar e a pensar que nao vou ter mais logica mais kant mais popper mais maximas e outros! sei que temos de voar mas é bastante dificil quando nos pegamos as coisas ou as pessoas!
    obrigada pelo paciencia…
    obrigada pelas maximas…
    obrigada pelas aulas…
    obrigada pelos sorrisos…
    obrigada por estar conosco estes dois anos…
    obrigada por tudo…
    obrigada simplesmente obrigada!
    ai que as lagrimas nao querem parar (eheheh)
    vou ter saudades vou ter muitas saudades de tudo.
    queria pedir desculpa por alguma coisa que fiz ou disse menos correcto durante estes dois anos e espero que continue a haver debates para nos levar a ter filosofia nem que seja so por duas horitas!
    vou sentir a sua falta stora vou mesmo!
    joaninha es fantastica obrigada pelo teu texto.
    denise nos somos fortes e vamos aguentar po ano invadimos as aulas da stora ou os apoios :D

    ate sempre stora nao se esqueça de nós que nós nao esqueceremos a stora!

    grandes beijos

    CB

  7. 7 IM
    Junho 4, 09 às 5:33 pm

    Obrigada, Cátia, obrigada!!! Estão sempre convidados para “invadirem” as minhas aulas a qualquer hora e sempre que queiram e eu posso, fazemos umas “reuniões filosóficas” e matamos saudades, que tal?
    Eu também vou ter muuuuitas saudades…agora vou ter de conhecer criaturas novas, contar-lhes a história toda, dizer que nas minhas aulas não podem comer chicletes, falar ao mesmo tempo ou baldarem-se…ehehehehehe…vão achar que eu sou uma bruxa (é sempre assim!) e depois, passados uns tempos acertam o passo e as coisas correm muito bem…só que vai ser aquela fase do “olha, tu de camisola às riscas…como é que é o nome???”…aiiiiiii
    E é claro que tmabém nunca me vou esquecer de vocês? Como poderia??? Só se eu fosse assim…”tipo”, como hei-de dizer…assim “tipo”…lololololol
    Beijinhos.

  8. Junho 5, 09 às 7:07 pm

    Sim, não foi nada nada fácil! Custou-me bastante suportar a ideia de que nunca mais vou ter aulas de Filosofia, sendo esta a minha disciplina de eleição, que mais me fez crescer, que mais me pôs a pensar, que mais me ajuda a viver uma vida consciente. E sim, não contive as lágrimas(mais uma vez). Marcou-me sem dúvida e a filosofia vai me acompanhar para o resto da vida! Não quero pensar que isto seja uma despedida, apenas um “até já!”…

    Um livro?? Que bom! Depois vai ter de avisar logo logo para eu o ler, vindo da stora, promete! Tenho a certeza que irei gostar..

    Joaninha? Farto-me dizer que os teus textos arrazam com tudo e é verdade! (Apesar de não ser da tua autoria) foi um momento muito bonito, parabéns!

    Beijinhos *

  9. 9 IM
    Junho 5, 09 às 9:50 pm

    Ana, claro que é “atá já!” Pensavam que se livravam de mim, heim?? Desta maneira??? lololo…Naaaaaaa…eu consigo ser muuuuuiiito chata!!!! Vamos entender este “fim” como o começo de uma nova etapa de crescimento…e eu estarei sempre presente a observar o voo, a avisar sobre os postes de electricidade (eheheeheheh), os ventos, as tempestades…mas estarei. Muito obrigada pelas tuas palavras…umas lágrimas sinceras dizem tudo o que não conseguimos dizer!…
    Beijinhos grandes.
    IM

  10. 10 IM
    Junho 5, 09 às 9:50 pm

    Não era “atá”…era antes “até”, mas pronto…olha…estou cansada, ou velha…ou sei lá!!!!!
    eheheheheh

  11. 11 Sílvia 11ºB 08/09
    Junho 5, 09 às 10:40 pm

    Ai que discurso tão carente vindo de quem afirma “Eu raramente choro”… Na verdade raramente chora, mas diz muitas vezes “começo já a chorar”. Isto não é nada difícil, então agora vamos poder falar, conversar e tudo mais sem interesse, sem haver avaliação! Estes dois longos anos só serviram para dar início a uma terna amizade! Eu gostei mesmo muito de a conhecer, é diferente em todos os sentidos e destaca-se pela positiva por isso.
    Há coisas que ficam para sempre, e posso dizer que as aulas de Filosofia ficaram, não pelas aulas em si, mas sim pelo que elas significam no fim desta caminhada a pé para Fátima :D
    è impossível não ficar marcado no coração de alguém que nos aturou durante dois anos. Stora, a Sílvia não se deu bem com o Descartes, mas gostou muito da Isabelinha!

    Beijos

  12. 12 IM
    Junho 9, 09 às 8:31 pm

    Pois..eu já tinha dado conta que não te tinhas entendido muito bem com o Descartes…mas sabes, ele também não tem lá muito bom feito…franceses…ehehehe
    Eu também gostei muito de te conhecer; sobretudo, gostei de te ver CRESCER!!! :)

    • 13 Sílvia 11ºB 08/09
      Junho 12, 09 às 8:37 pm

      Acabou de descer na minha consideraçãodevido aos “lolololol”
      Eu sou anti-disso; prefiro os smiles :D “tipo”, vim de outra zona e á uma “cena assim pó coiso” com a qual não me adaptei.

      Acredita que já tenho sabudades da célebre frase “heilá!… Pois, pois, isto já está na hora das tourissas é normal que já esteja a dar curto circuito”!

      Baaaaaaaaaah, pra caso, não tenho saudades nenhumas… Do que eu me livrei em bom tempo!
      Aguardo resposta quando regressar das suas “maravilhosas férias em PRAIAS algarvias”, atenciosamente Sílvy, com uma “cena” que é “tipo” um beijinho.

      • 14 IM
        Junho 17, 09 às 12:06 pm

        Ai, Sílvia, Sílvia….as “touriças”!!!!! eheheheheh…livraste-te das aulas (eheheehh), mas a KUHN perseguir-te-á!!! ehhehhheh
        Olha, férias com praia…grrrrrrrrr…eheheheheh
        Beijinhos, assim, “tipo”, grandes!!! ;-)

  13. 15 R.
    Junho 12, 09 às 4:36 pm

    Bem, Isabel…
    Acho que estes comentários deveriam constar de uma página do ministério da educação…como exemplo de o que é a paixão pelo ensino, pelo que se faz, e, sobretudo, do respeito pela educação e pelo crescimento dos alunos.
    Gostei mesmo muito de ler o que aqui vai. Senti-me uma intrusa, certo, mas achei que devia deixar aqui uma achega :)
    Parabéns por seres esta magnífica professora e parabéns a todos estes magnificos alunos que tiveram a sorte de se cruzarem contigo!

  14. 16 IM
    Junho 12, 09 às 7:26 pm

    :)
    Obrigada, Amiga…por mim, por eles…mas sabes que isto são longos caminhos percorridos em conjunto…e fizemos tudo em conjunto…eles “deixaram-me” trabalhar, e eu dei-lhes espaço para crescer…por isso, acho que construímos algo de bonito. Vão ficar sempre no meu coração, antes, muito antes e muito para além das notas, até porque muitos não eram alunos de grandes notas, mas de grande coração e vontade de crescer e aprender. Eu ADORO o que faço, apesar de todas as ministras da educação pretenderem minar isso, e dar cabo de tudo o que, apesar das dificuldades, se vai conseguindo fazer nas escolas.
    E nunca poderias ser uma instrusa! Sempre bem-vinda…este espaço é de todos os que gostam de pensar!!!
    Beijinhos.
    IM

  15. 17 Sofia 11º B
    Junho 18, 09 às 7:39 pm

    Muito bem escrito…o rumar da vida, onde a sempre o receio

    Amanha vou a escola, as 2h, fazer o exame de fq e queria pedir lhe se ja tivesse gravado o DVD se o deixava no pbx que eu depois passava la…agradecia

    Ah, gostei dos dois anos, e da disciplina.

    beeeiiijooooo (asssiiimmm bbeeemmm gggrrraaannndddeee :P)

  16. 18 Sílvia 11ºB 08/09
    Junho 24, 09 às 7:34 pm

    Férias com praia?? É do melhor… É quase tão bom como comer um double cheese e receber de sobremesa duas deliciosas tartes de maça. Ai, que sonho!

    Espero que esteja a correr tudo lindamente, consigo e com o seu Mickel Jackson improvisado!

    Bye, yô é só curtir este Verão, tipo, é estar na boa, yô… Na pura, Tasse!

  17. Julho 4, 09 às 4:28 pm

    Kant escreveu não sei onde (e cito de memória) que educar é como ajudar alguém a andar sozinho – ajudar para que deixe de precisar de ajuda.

  18. 20 Adriana
    Julho 21, 09 às 9:03 pm

    Não sei o que dizer, nem sequer sei se vale a pena dizer mais alguma coisa ou se já disse tudo o que havia para dizer e ainda mais.
    Simplesmente posso afirmar que tenho SAUDADES DE TUDO !
    Aquele último dia…aquele último dia que me fez chorar, ficar angustiada, e pensar, pela primeira vez, em tudo o que passei nestes dois últimos anos. Nunca antes tinha pensado nisso tão profundamente. Acabei por chegar à conclusão que cresci mais nestes dois anos do que estava à espera. Este crescimento aconteceu por vários factores mas, sobretudo, pela experiência que tive com Filosofia. Gostei tanto que dava por mim a ter conversas “altamente filóficas” com pessoas que, até à data, não se interessavam muito com esses assuntos.
    Professora Isabel Maia, simplesmente obrigada por me ajudar a crescer, a pensar, a questionar, a decidir, a tentar melhorar ! Ficará sempre, mas sempre, no meu pensamento e no meu coração. Nunca nada será esquecido !

    • 21 IM
      Julho 22, 09 às 7:42 am

      Oh…obrigada, Adriana! Isso faz com que eu dê a minha “missão” como cumprida e deixa-me particularmente feliz!!!! A vossa turma foi uma turma que se conquistou para a Filosofia e isso deixa-me ainda mais feliz!!! Também ficarás para sempre comigo, tu e todos os teus colegas, pelo simples facto de termos percorrido juntos um longo caminho. Também aprendi com vocês e foi tão bom ver-vos crescer!!! Que a Filosofia fique para sempre!!!!
      Um muito obrigada!!!
      (este espaço continua aberto a todos os meus alunos, ok? Não é para desaparece só porque já não há aulas de Filosofia!!!!! eheheheh…sempre podem aparecer lá numa aula minha a fazer uma visita!!!!!:)

  19. 22 Adriana
    Julho 21, 09 às 9:06 pm

    Era para ter sido escrito “altamente filosóficas”. Mas pronto , deu para perceber. ;)

  20. 23 Alexandra 11ºC
    Setembro 19, 09 às 5:39 pm

    Só hoje vim aqui novamente, e procurei o meu antigo comentário, só hoje vi a sua resposta :)
    Bem, como as coisas mudam, na altura em que fiz o comentário já mais pensaria que iria ser sua aluna, mas tenho a certeza que foi uma boa mudança, é sempre bom lidarmos com várias pessoas e maneiras diferentes de ver o mundo :D
    Como escrevi no comentário: “É lindo ver a simpatia com que fala com os alunos, e ainda mais lindo ver o orgulho com que os seus alunos falam de si.”
    Agora que lido consigo da mesma forma que estes meus colegas aqui no blogue, vou poder confirmar ainda com mais certezas a pessoa fantástica que é :)

    Um bom ano para a nossa extraordinária directora de turma :)
    Beijinho

  21. 24 IM
    Setembro 19, 09 às 7:44 pm

    Olá, Alexandra; a Alexandra que eu julgava que eras, portanto!!!
    Muito obrigada, outra vez…que poderei eu mais dizer? Acima de tudo espero não desiludir; espero, também, que a turma colabore e possa ter a mesma excelente relação que tenho tido com outras. Sabes, agora numa fase inicial, conheço pouco da turma, a abertura não é grande e ainda estou a “tirar muitas medidas”, mas com o tempo, acho que chegamos lá, sim!!! Depois há sempre o factor mudança…mudar de prof. é sempre complicado…às vezes os alunos levam algum tempo a ajustar-se, mas tudo se consegue!!! Obrigada! Aparece por aqui e se quiseres colacares posts, já sabes, é só dizeres!
    Beijinhos.
    Isabel M:

  22. 25 Alexandra 11ºC
    Setembro 19, 09 às 7:56 pm

    Não tenho dúvidas que se irá dar muito bem connosco :) e tal como disse, tudo se consegue, só existe um obstáculo: nós mesmos :D:D
    Desiludir, claro que não :D
    Bom fim de semana, beijinho.

  23. 26 IM
    Setembro 19, 09 às 8:00 pm

    :)
    Concordo quanto ao obstáculo, embora espere que ele não exista!
    Muito obrigada! Bom fim-de-semana para ti. Olha, de que tipo de música gostas? Gostaste do que se ouvia na sala de Filosofia durante a escola aberta? Se quiseres, podes usar o meu mail…vais ao meu blog http://www.pensar-im.blogspot.com, ao perfil e envias um mail. Depois fico com o teu.
    Beijinhos.
    IM

  24. 27 Alexandra 11ºC
    Setembro 19, 09 às 8:02 pm

    Eu gosto de tudo o que seja música :D e sim, gostei muito do que se ouvia na sala de filosofia, eu vou enviar o meu mail então…
    Beijinho

  25. 28 Sílvia 11ºB 08/09
    Outubro 3, 09 às 10:37 pm

    Eu já não punha os meus pézinhos de Cinderela aqui há uns tempinhos…
    Passei só porque recebi no e-mail algumas mensagens de alunos a dizerem que gostavam das músicas que ouviamos nas aulinhas -.- e que eu também gostei… De todas, a melhor foi dos NIN “Right Where It Belongs”. Adorei, aliás, adoro! Não percebo porque dizem que é uma música sem sentido, pois eu acho completamente o contrário..

    Bem, foi cá uma boa estadia aqui no HajaIdeias… Voltarei a entrar em contacto!

  26. 29 IM
    Outubro 4, 09 às 9:09 am

    Ora, ora, quem espreita por aqui, hein?
    As músicas…sim, ainda bem que gostaram…mas como é que pode alguém dizer que Right Where it Belongs não faz sentido?????? Ui…uma das músicas mais fortes, mais incomdativas que conheço…quando quiseres musiquinhas, é só dizer!!!! Aqui a velha prof. grava para ti com todo o prazer!!!
    :))
    Aparece!!
    beijinhos.

  27. 30 Sílvia 11ºB 08/09
    Outubro 4, 09 às 6:03 pm

    Olha que simpatia e disponibilidade, wooooow!
    Podia deixar aqui umas referÊncias das suas preferidas que eu ouvia, não tenho por hábito de gravar porque posso não gostar e assim poupam-se cd’s, gasta-se menos plástico e assim contribuimos para a diminuição do aquecimento global ^^
    Gosta de 21 guns de Green Day? Acredito que não seja o seu estilo, mas deixo a sugestão.. Já fui fanática por eles e ainda gosto bastante! Na semana aberta vi que passaram lá pelo menos uma música dos Depeche Mode e por acaso, era umas das minhas sugestões… São mesmo bons eles, então este novo álbum ficou dislumbrante!

    Bem, a gente vê-se ;D
    Chi-coração!

  28. Dezembro 18, 09 às 10:52 pm

    Boa noite!

    Antes demais tenho que agradecer pela ajuda e pelas palavras de conforto, que a professora disse-me hoje.

    Durante uma aula sua escrevi este poema… o português não e do melhor, nem a compreensão, mas tentei exprimir o que senti naquele momento.

    Porque será que vivo?
    O que estou, aqui a fazer?
    Não será tudo uma ilusão?
    Um vazio no meu coraçao?!

    São perguntas complicadas de responder;
    Não consigo entender,
    São perguntas sem explicação,
    Para quem vive por viver.

    As respostas estão na reflexão …
    Num momento páro, para pensar,
    noutro corro, para não pensar,
    Nas perguntas que levam-me a confusão!

    Tento seguir o meu instinto,
    Sem perder-me, neste labirinto;
    Ganho ambição,
    Dou asas a minha razão…

    Este poema revela que vale a pena sempre tentar !!!

    “A força da mente mostra a capacidade total de vencer os obstáculos”

    Cumprimentos
    Élio Pedro

  29. 32 Adriana
    Dezembro 28, 09 às 9:22 pm

    ola professora Isabel Maia!
    passei aqui so para dizer que nao me esqueci da filosofia, nem do ensinamento de vida que me proporcionou. tudo isso continua bem presente na minha mente e na minha vida :)

    Adriana Fonseca

  30. 33 IM
    Dezembro 29, 09 às 3:56 pm

    Olá, Élio!
    Só agora vi este teu comentário!…Olha, não tens nada que agradecer…ora essa!!!
    Quanto ao poema, muito obrigada!! Está muito bonito, sim!! Só não gostei foi daquela parte “Durante uma aula sua escrevi este poema”!!!! Durante a aula??? Ai, ai, ai, ai…vamos ter de ajustar contas!!!
    ;-))
    Beijinhos! Um excelente ano!!!

    Adriana!
    Que belo presente de Natal, este…saber que a Filosofia não “caiu em saco roto”, saber que ela continua presente na tua vida, é a melhor coisa que eu podia ouvir!!!
    Não me esqueci de de vocês…sabes, foram dois longos anos de aulas…a vossa turma marcou-me muito pela positiva…obrigada!
    Beijinhos!
    Força para o novo ano!!!

  31. Janeiro 4, 10 às 5:40 pm

    ola professora… :) esqueci-me de salientar que este poema foi escrito após ouvir uma das suas belas músicas, que abordava o tema que relatei no poema.
    Obrigado pelos elogios ao poema…
    Na parte de não ter que agradecer… eu digo isto… Um ser humano que seja cívico e tenha um pouco de moral agradece sempre pois sente-se na obrigação…
    cumprimentos
    P.S. veja o video do meu blog pf

  32. 35 Cátia Borges
    Dezembro 15, 10 às 5:22 pm

    ola stora…

    passei por aqui para lhe dar um ola… e dizer que tenho saudades das aulas de filosofia! agora que tou no 1ºano da faculdade vejo que o secundario deixa marcas e uma grande marca foi as aulas de filosofia =)

    saudedas muitaS SAUDADES…………..

    GRANDE BEIJO

  33. 36 IM
    Dezembro 15, 10 às 5:32 pm

    Oláááááá, Cátia!!!
    Que bom que passaste por aqui!!! Fico muito feliz por saber que uma das marcas positivas do secundário foram as aulas de Filosofia!!! Que bom!!! Como o tempo passa…não tarda nada e acabas o teu curso? Onde estás? Em que faculdade? Que curso?
    Beijinhos grandes.

    • 37 Cátia Borges
      Janeiro 4, 11 às 7:56 am

      ola stora….

      tou no 1ano de educaçao Basica… no instituto Jean Piaget… estou a adorar a faculdade mas para acabar o meu curso ainda falta um bocadinho!

      stora diga aos seus alunos que na faculdade para quem quer educaçao vao precisar muito de filosofia e de psicologia… e que nao deitem nada fora porque vao precisar de todo…

      lembrei-me de passar pelo seu blog para deixar um grande beijo cheio de saudades das aulas de filosofia…

      beijo grande


Deixar uma resposta

Seguir

Get every new post delivered to your Inbox.

